WQS 6 estrelas

Silvana vence em Taranaki

0
600x396

Silvana Lima destruindo as ondas de Fitzroy Beach. Foto: © ASP/ Steve Robertson
 

A cearense Silvana Lima venceu a etapa do ASP 6-Star da Nova Zelândia e assumiu a liderança no ranking do WQS em sua busca para retornar ao grupo de elite do Samsung Galaxy ASP Women´s Championship Tour. A vitória foi garantida com a nota 8 que a brasileira conseguiu quando restavam três minutos para o término da final disputada no domingo contra a australiana Laura Enever em Fitzroy Beach. O título no Port Taranaki Pro NZ Home Loans Surf Festival valeu um prêmio de 8.000 dólares e 3.500 pontos para a cearense, que subiu da sexta para a primeira posição no ranking do ASP Women´s Qualifying Series 2014.

 

“Eu não fazia uma final há três anos por causa da minha lesão no joelho e é muito bom estar de volta ao pódio”, disse Silvana Lima. “Este foi um grande resultado para mim. Eu não gosto do frio, mas amo a Nova Zelândia. Estou muito feliz e quero realmente agradecer a todos neste evento e aos que torceram por mim. Estou ficando mais perto de voltar ao WCT, mas preciso continuar em forma e focada nos campeonatos para me manter entre as seis que sobem pelo WQS”.

 

Silvana Lima agora vem mais animada ainda para competir no Billabong apresenta Rio Women´s Pro, pois foi convidada para participar da etapa brasileira do Samsung Galaxy ASP Women´s Championship Tour 2014 que começa nesta quarta-feira no Postinho da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A vice-campeã Laura Enever também vem da Nova Zelândia direto para o Brasil por ser uma das integrantes da elite atual, assim como outras cinco surfistas que competiram em Taranaki.

 

596x400

Silvana Lima voltando a levantar um troféu de campeã. Foto: © ASP/ Steve Robertson
 

No último dia, a cearense ganhou dois duelos com ex-top-17 do WCT como ela no seu caminho até a decisão do título. Sua melhor apresentação foi na primeira bateria do domingo, quando recebeu uma nota 9,27 na rodada de confrontos formados por três competidoras. Silvana e a norte-americana Sage Erickson barraram a sensação do surfe da Nova Zelândia, a atual campeã mundial Pro Junior da ASP, Ella Williams. Depois, a cearense despachou a francesa Alize Arnaud nas quartas de final e a própria Sage Erickson nas semifinais.

 

Próximas etapas Esta foi a sétima das treze etapas do ASP Women´s Qualifying Series 2014 e a penúltima está programada para o Brasil, o ASP 4-Star Mahalo Surf Eco Festival na Praia da Tiririca, em Itacaré, no litoral sul da Bahia. Antes dela, acontecem mais quatro provas com nível máximo 6 estrelas que praticamente vão definir as seis classificadas para o WCT feminino do ano que vem. A próxima é nos dias 16 a 22 de junho em San Jose del Cabo no Mexico, depois tem três no mês de agosto, sendo uma nos Estados Unidos nos dias 08 a 10, uma na França de 20 a 24 e uma na Espanha de 26 a 31 de agosto.