SuperSurf

Tops fazem suas apostas

0
1400x933

O campeão mundial Gabriel Medina foi cauteloso ao eleger favoritos ao título. 
Foto: Bruno Lemos / Liquid Eye

Quando o relógio marcar 8 horas da manhã na quarta-feira do dia 7 de outubro, será dada a largada na grande final do Oi SuperSurf 2015 na Praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. 

Para a alegria dos amantes do esporte das ondas, o evento que promoveu o circuito nacional mais rico do mundo entre 2000 e 2009, voltou a ser realizado após um hiato de 5 anos. Surfistas que hoje brilham no cenário internacional disputaram etapas do SuperSurf na época, como o atual campeão mundial Gabriel Medina e o vice-líder no ranking da World Surf League esse ano, Adriano de Souza, que falaram sobre a volta da competição ao circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).

“Eu tenho acompanhado o Oi SuperSurf e a disputa está pegando fogo”, disse Gabriel Medina. “Estou ansioso para ver quem será o campeão da última etapa. Tenho vários amigos disputando o evento, então quero desejar boa sorte a todos e que vença o melhor”.

Os brasileiros da elite mundial ficam ligados nas transmissões do Oi SuperSurf pelo durante as etapas da World Surf League pelo mundo. Na semana que vem, eles estarão na Europa para a disputa da etapa francesa do WCT (World Championship Tour), mas de olhos ligados no desempenho dos surfistas na Praia de Itaúna, conhecida como o Maracanã do surf pela potência das suas ondas de classe internacional, apontadas por muitos como uma das melhores do Brasil. Em Saquarema será definido o campeão das quatro etapas do Oi SuperSurf em mais uma batalha decisiva pelo título brasileiro da temporada 2015.

1499x999

Adriano de Souza elogiou o nível das disputas no retorno da competição ao Circuito Brasileiro. Foto: Divulgação

Mineirinho tem acompanhado o Oi SuperSurf desde o seu início na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. A primeira vitória foi conquistada pelo paulista Flavio Nakagima, sobre o cearense Charlie Brown. Depois, o catarinense Tomas Hermes venceu a segunda final do ano contra o paranaense Jihad Khodr na Praia Grande de Ubatuba e o baiano Bino Lopes derrotou o experiente carioca Leonardo Neves na Praia da Joaquina, em Florianópolis. Com a vitória, Bino passou a liderar o ranking das três etapas do Oi SuperSurf e Nakagima está na frente da corrida do título brasileiro, seguido de perto por Bino Lopes, o capixaba Krystian Kymerson e o paranaense Jihad Khodr. 

“Está sendo muito legal poder acompanhar o Oi SuperSurf, mesmo de longe”, disse Adriano de Souza. “É demais ver o SuperSurf novamente e com um nível de surfe muito alto. Esse é um dos mais empolgantes SuperSurf que eu já vi. E sobre a briga pelo título brasileiro, fica difícil torcer para alguém especificamente, pois todos são meus amigos. Os quatro primeiros são amigos extremamente próximos. Então prefiro desejar boa sorte a todos eles e espero que o campeão se formalize da melhor forma possível, vencendo seus confrontos e com show de surfe”.

Mineirinho liderou o ranking da World Surf League até a etapa passada nos Estados Unidos e vai tentar retomar a ponta na França, na mesma semana do Oi SuperSurf de Saquarema. Ele preferiu não escolher um favorito ao título brasileiro deste ano, que só deve ser conhecido em dezembro, após a realização de todos os eventos da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional). Mas, Adriano apontou dois surfistas como favoritos ao título da última etapa, que acontece de 7 a 11 de outubro na Praia de Itaúna.

2048x1365

Raoni Monteiro, Super Surf, Joaquina, Florianópolis (SC). Foto: Pedro Monteiro

“Na minha opinião, há dois atletas superfavoritos para essa última etapa. Um deles é o Raoni Monteiro, que vai estar surfando em casa. Ele passou o ano inteiro surfando as ondas de Saquarema, então vai estar bem empolgado pela grande oportunidade de se consagrar campeão de uma etapa na casa dele. O Leo Neves também é local do pico e tem muito conhecimento daquelas ondas. Bom, isso é favoritismo, o que não quer dizer que eles serão campeões. Principalmente porque os quatro primeiros do ranking estão com uma certa vantagem e com motivação extra para essa etapa de Saquarema. Vamos ver o que vai acontecer e quero muito ver show de surfe com a Praia de Itaúna lotada”, finalizou Adriano de Souza.