Pichilemu Women's Pro

QS inicia no Chile

0
1200x800

Peruana Sofia Mulanovich defende o título em Punta de Lobos. Foto: Rodrigo Farias Moreno.

 

O Maui and Sons Pichilemu Women’s Pro abre nesta sexta-feira (6) no Chile, uma série de seis eventos da WSL South America que vai definir os campeões sul-americanos da temporada 2017.

 

Serão três etapas femininas do WSL Qualifying Series, duas do QS Masculino e a única da categoria Pro Junior Sub-18 este ano. A nova “perna sul-americana” feminina atraiu surfistas de várias partes do mundo e o título do QS 1500 do Chile nas ondas desafiadoras de Punta de Lobos, em Pichilemu, será disputado por 44 competidoras de doze países.

 

As eliminatórias começam nesta sexta-feira, ao vivo pelo site da WSL.

Esta será a quarta edição do Maui and Sons Pichilemu Women’s Pro e impressiona o aumento no número de surfistas do Chile participando do evento a cada ano. Serão 17 chilenas competindo a partir de amanhã, 14 delas escaladas na primeira fase. Outras três estão entre as 16 cabeças de chave que estreiam na segunda rodada de oito baterias, Lorena Fica e Jessica Anderson, que chegaram mais perto de uma vitória em casa, e Trinidad Segura, que é peça fundamental na realização desta etapa e trabalha na organização do evento.

Na estreia do Maui and Sons Pichilemu Women’s Pro em 2014, Lorena Fica e Jessica Anderson chegaram nas semifinais, só perdendo para a campeã Dax McGill, do Havaí, e para a argentina Josefina Ané. No ano seguinte, as duas se enfrentaram nas oitavas de final e Jessica avançou, mas foi derrotada na fase seguinte pela experiente campeã mundial, Sofia Mulanovich.

 

800x800

Cartaz do Maui and Sons Pichilemu Women’s Pro. Foto: Rodrigo Farias Moreno.

A peruana foi finalista nos dois últimos anos, perdendo a primeira decisão para a havaiana Alessa Quizon, mas ganhando a de 2016 contra Leilani McGonagle, da Costa Rica. No ano passado, Lorena Fica foi semifinalista de novo e só parou na campeã, enquanto Jessica Anderson não conseguiu passar em sua primeira bateria no campeonato.

Sofia Mulanovich está confirmada para tentar mais uma vitória e o time peruano, formado por cinco surfistas, tem outra forte concorrente ao título, Anali Gomez, que lidera a corrida pelo título sul-americano da WSL South America e foi escalada na primeira bateria do Maui and Sons Pichilemu Women’s Pro 2017.

 

Se confirmar o favoritismo contra as duas jovens chilenas que vai enfrentar, Beatriz Mella e Matilda Molina, Anali já vai fazer uma disputa direta pela ponta do ranking regional na segunda fase, com a vice-líder, Dominic Barona, do Equador, que encabeça a primeira bateria da segunda fase junto com a chilena Trinidad Segura.   

Doze países no Chile A defensora do título, Sofia Mulanovich, vai competir na quinta bateria do primeiro dia e suas primeiras adversárias são a havaiana Brittany Penaroza e a chilena Natalia Escobar. São tantas chilenas, que elas vão disputar classificação em todos os oito confrontos da primeira fase. Elas são mais do que o dobro do segundo país com mais inscritas no Maui and Sons Pichilemu Pro deste ano, os Estados Unidos com sete participantes.

Depois, vem o Peru com cinco concorrentes ao título, o Brasil com apenas quatro surfistas, a Argentina com três, o Havaí com duas e mais seis países estarão representados por uma competidora, Equador, Austrália, Espanha, Porto Rico, Costa Rica e Taiti. As quatro únicas brasileiras entram na rodada inicial. Maju Freitas enfrenta três chilenas na segunda bateria. Karol Ribeiro e Ruana Silva estão na terceira, com a peruana Mar del Solar e a chilena Josefina Vidueira. E na quarta, a também jovem Julia Camargo encara mais duas locais do Chile.

WSL South America Surf Series Depois do Chile, a série de eventos da WSL South America segue para o Brasil, para a decisão dos títulos sul-americanos da categoria Pro Junior Sub-18 em Santa Catarina. O RDS Pro Junior em homenagem a Ricardo dos Santos na Guarda do Embaú, evento idealizado por Adriano de Souza e apoiado também pelos surfistas Yago Dora e Lucas Silveira, igualmente muito amigos do saudoso Ricardinho, vai definir o campeão e a campeã sul-americana de 2017 nos dias 13 a 15 de outubro na Praia da Guarda (SC), além de classificar quem irá disputar o título mundial no World Surf League Junior Championships.

Na semana seguinte, as atenções voltam-se para a disputa dos títulos profissionais de melhores surfistas da América do Sul, com a segunda prova da nova “perna sul-americana” do QS Feminino. O Neutrox Weekend estreia nos dias 20 a 22 de outubro com status QS 1500 na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. E na semana seguinte, dias 28 e 29, o Reef & Paris Women´s Pro fecha o ranking feminino da WSL South America em San Bartolo, no Peru.

Este último evento das meninas, vai acontecer na mesma semana do South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival, a primeira das duas etapas masculinas do WSL Qualifying Series que vão fechar o calendário da WSL South America em 2017. A etapa que marca a volta de Itacaré ao Circuito Mundial da World Surf League, terá status QS 1500 e será disputada entre os dias 26 e 29 de outubro.

 

E no dia 1 de novembro, já começa o QS 3000 Hang Loose São Sebastião Pro na Praia de Maresias, que vai até o dia 5 em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, última parada antes do encerramento da temporada na Tríplice Coroa Havaiana.   

Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro

Primeira fase

1 Anali Gomez (PER), Beatriz Mella (CHL), Matilda Molina (CHL)
2 Maju Freitas (BRA), Pomare Dreisziger (CHL), Adela Recordon (CHL), Paloma Santos (CHL)
3 Karol Ribeiro (BRA), Mar Del Solar (PER), Ruana Vidda Silva (BRA), Josefina Vidueira (CHL)
4 Julia Camargo (BRA), Paula Atucha (CHL), Delfina Samaniego (CHL)
5 Brittany Penaroza (HAV), Natalia Escobar (CHL), Sofia Mulanovich (PER)
6 Molly Kirk (EUA), Lucia Indurain (ARG), Isabel de la Sotta (CHL), Luna Vergara (CHL)
7 Marie Moana Troja (TAH), Daniela Rosas (PER), Dominique Charrier (CHL), Antonia Vidueira (CHL)
8 Kloee Openshaw (PRI), Havanna Cabrero (PRI), Paulina Ochoa (CHL)

Segunda fase (entrada das cabeças de chave)

1 Dominic Barona (EQU), Trinidad Segura (CHL)
2 Freya Prumm (AUS), Bethany Zelasko (EUA)
3 Josefina Ané (ARG), Rachel Presti (EUA)
4 Melanie Giunta (PER), Leticia Canales Bilbao (ESP)
5 Bailey Nagy (HAV), Jessica Anderson (CHL)
6 Kaleigh Gilchrist (EUA), Autumn Hays (EUA)
7 Marissa Shaw (EUA), Lorena Fica (CHL)
8 Leilani McGonagle (CRI), Lucia Cosoleto (ARG)

Galeria de campeãs

2016 Sofia Mulanovich (PER)
2015 Alessa Quizon (HAV)
2014 Dax McGill (HAV)