
A terceira etapa do Billabong Brasileiro de Surf 2010 acontece entre os dias 13 e 15 de agosto no Mar dos Macacos, Intermares, Cabedelo (PB).
Realizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBS), o evento conta com as categorias Júnior Feminino, Mirim, Open Feminino, Júnior Masculino, Iniciantes Masculino, Open Masculino e Equipes.
O paulista Deivid Silva, na categoria Mirim, e a cearense Estefany Freitas, na Open Feminino, são os dois únicos atletas com 100% de aproveitamento na competição.
O campeonato oferece três vagas (campeões Júnior, Open e Open Feminina) entre os oito atletas que representam o Brasil nos Jogos Mundiais de Surf no Peru, promovidos pela ISA (International Surfing Association).
Todos os surfistas que vão à Paraíba pensam em títulos e em representar seu estado. Inspiração não faltará, pois foi a partir da Paraíba que Fábio Gouveia inaugurou a maior galeria de títulos internacionais de um surfista brasileiro, ao conquistar em Porto Rico o título Open da ISA em 1988.
São Paulo líder A tetracampeã Santa Catarina é a mais próxima do ranking da atual bicampeã, São Paulo, líder desde a largada em Salvador (BA) e que comemora a alternância de vices entre Santa Catarina e Espírito Santo nas primeiras duas etapas.
Na disputas individuais, há um descarte entre os resultados, o que não existe no ranking das seleções, pois, a exemplo das equipes de esportes coletivos, não faltam surfistas talentosos em cada representação para eventuais substituições.
O Billabong Brasileiro de Surf é transmitido ao vivo pelo site da CBS.