![]() Odirlei Coutinho é o novo campeão paulista profissional. Foto: Maurício de Souza / FMA Comunicação. |
Odirlei Coutinho sagrou-se o novo campeão paulista de surf profissional, enquanto Renato Galvão assegurou a sua segunda conquista em menos de um ano, agora o Abrasp Super Trials, divisão de acesso do Circuito Brasileiro Super Surf.
A festa ainda teve outra estrela do litoral norte, com o sebastianense Danylo Grillo, para a alegria da torcida local, vencendo uma das etapas mais disputadas do ano, depois de dar verdadeiro show nos três dias de disputa, sobretudo com vários tubos.
![]() Galera de Maresias vibra com a vitória de Danylo Grillo. Foto: Maurício de Souza / FMA Comunicação. |
Quase ao mesmo momento, a Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) anunciou o cancelamento da etapa que seria realizada em Santa Catarina, oficializando o título do ranking Super Trials para Renatinho Galvão. O local de Ubatuba, campeão paulista de 2002, já tinha garantido a terceira colocação no Super Surf deste ano e alcança mais um título em sua carreira.
![]() Danylo Grillo fatura a etapa de Maresias, a primeira vitória do local de São Sebastião. Foto: Maurício de Souza / FMA Comunicação. |
O sábado ficou marcado pela quantidade de tubos. Foram três notas 10 unânimes, com o potiguar Joca Júnior, o ubatubense Saulo Júnior e o vencedor da etapa, Danylo Grillo, que ainda faturou um 9,93, provando ser um dos atletas mais radicais do momento.
Com os títulos já definidos, a final da etapa não poderia ser melhor. Sol, praia cheia e ondas. Na disputa, três atletas que já se enfrentam desde a época de amador: Danylo, Odirlei e o também ubatubense Edgar Bischoff e outro talento de São Sebastião, o experiente Wagner Pupo, o mais velho da competição, com 35 anos de idade.
![]() Odirlei Coutinho comemora o título. Foto: Maurício de Souza / FMA Comunicação. |
Ao sair do mar, Danylo foi carregado pelos torcedores locais e chorou de emoção com a sua primeira vitória na carreira profissional. “Estou muito emocionado. Foi a minha primeira final, a minha primeira vitória e nada melhor do que ser em Maresias. Eu achava que a minha vitória iria demorar mais, mas chegou antes e aqui. Foi maravilhoso”, disse o surfista, que mora na praia vizinha de Barra do Sahy.
![]() Renato Galvão ficou com o título do Super Trials 2003. Foto: Maurício de Souza / FMA Comunicação. |
Odirlei, que este ano teve outro grande momento, numa bateria marcante contra o hexacampeão mundial Kelly Slater, no WCT em Florianópolis, também teve um surf de primeira linha.
“Eu competi aqui sem pensar no título. Só queria surfar, porque amo surfar e as ondas estavam perfeitas. Deixei rolar e deu tudo certo. Só pensei mesmo no título no final da bateria, quando tirei a nota 8. Daí sabia que o título era meu”, destacou o campeão estadual, que tem 24 anos de idade e já tem na carreira o título sul-americano Pro Júnior, em 1999, e o vice do Super Surf em 2001.
![]() O potiguar Joca Junior mostrou todo seu talento no sábado em Maresias. Foto: Maurício de Souza / FMA Comunicação. |
Quem também comemorou muito foi Renato Galvão. Ele já tinha perdido na etapa e soube do novo título na areia.
“Não levei o Super Surf, não garanti o bicampeonato paulista, mas garanti o Super Trials, que é um campeonato alucinante, porque reúne os melhores do Brasil e a nova geração vindo com tudo. Então, nunca tem bateria fácil. Eu consegui manter a regularidade. Batalhei muito para chegar a um título e tive um ano abençoado”, afirmou Renato, que está com 21 anos de idade.
![]() Odirlei Coutinho, Edgar Bischoff, Danylo Grillo e Wagner Pupo. Foto: Maurício de Souza / FMA Comunicação. |
Resultados da última etapa do FreeSurf Protrials 2003
1 Danylo Grillo – São Sebastião
2 Odirlei Coutinho – Ubatuba
3 Edgar Bischoff – Ubatuba
4 Wagner Pupo – São Sebastião
5 João Gutemberg – Rio De Janeiro
5 Saulo Júnior – Ubatuba
7 Marcos Quito – Santos
7 Marco Polo – Florianópolis
Ranking Paulista Profissional 2003
1 Odirlei Coutinho – Ubatuba – 2.330
2 Danylo Grillo – São Sebastião – 1.690
3 Eric Miyakawa – Guarujá – 1.550
4 Isaias Silva – Ubatuba – 1.500
5 Renato Galvão – Ubatuba – 1.400
6 Wagner Pupo – São Sebastião – 1.360
7 Saulo Júnior – Ubatuba – 1.290
8 Adriano De Souza (Mineirinho) – Guarujá – 1.250
9 Maicon Rosa – Guarujá – 1.240
10 Gilmar Silva – Guarujá – 1.150
11 Tadeu Pereira – Ubatuba – 1.100
12 Renato Wanderley – Santos – 1.080
13 Jair De Oliveira – Santos – 1.060 –
14 Felipe Martins – Fortaleza (Guarujá) – 1.028
15 Edgar Bischoff – Ubatuba – 986
16 Binho Nunes – Itanhaém (Florianópolis) – 900
16 Hizunomê Bettero – Ubatuba – 900