
Depois de sete anos sem receber uma competição internacional, a bela cidade de Itacaré, no litoral sul da Bahia, vai sediar o Mahalo Surf Eco Festival apresentado pela Skol na praia da Tiririca, entre os dias 15 e 19 de outubro.
Um total de 86 surfistas de dez países já confirmou participação na última etapa nível 4 estrelas do Circuito Mundial com premiação de US$ 95 mil, valendo 1.000 pontos esse ano e que fecha a temporada 2013 do ASP South America Surf Series.
O limite máximo é de até 144 competidores e as inscrições continuam abertas para as vagas na rodada inicial da sexta edição do Festival de Surf promovido pela Dendê Produções desde 2008 na Bahia, sempre promovendo campanhas de conscientização ambiental em parceria com a Petrobras e shows com várias bandas na semana do evento.
O primeiro Surf Eco Festival aconteceu na paradisíaca e protegida praia do Forte, no município de Mata de São João, no litoral norte baiano. Em 2009, o campeonato mudou para a capital, Salvador, ficando dois anos na praia da Armação do Jardim de Alah e os outros dois na praia de Jaguaribe, em frente ao SESC Piatã. E foi nas ondas de Jaguaribe que Bino Lopes conquistou a única vitória baiana na história desta etapa do ASP World Star em 2011. O atleta da equipe Mahalo, marca baiana que estreia como patrocinadora do Surf Eco Festival em Itacaré, é um dos 67 brasileiros que já fizeram suas inscrições antecipadamente na ASP.
Bino Lopes é o décimo cabeça-de-chave da competição e o número 1 é o paranaense Peterson Crisanto, mais um grande valor da nova geração brasileira que vem se destacando esse ano nas etapas que marcam pontos no ASP World Ranking, o ranking mundial unificado da ASP que classifica dez surfistas para a elite dos top-34 do WCT. Ele venceu uma prova do ASP World 6-Star em El Salvador e foi semifinalista no ASP 5-Star da França, ocupando no momento a 41a posição na classificação geral das 29 etapas já computadas no ranking unificado.
Outros destaques entre os brasileiros são o cabeça-de-chave número 2, Krystian Kymerson, capixaba que venceu a última edição do Surf Eco Festival em Salvador no ano passado, o baiano Marco Fernandez (número 3), o catarinense Jean da Silva (4) que é o atual campeão sul-americano da ASP South America, além do paulista Hizunomê Bettero (5) e os cearenses Messias Felix (6) e Heitor Alves (7), entre outros. Messias conquistou o bicampeonato brasileiro em 2012 e Heitor fez parte da elite do WCT até o ano passado.
Entre os dezenove estrangeiros confirmados no Skol apresenta Mahalo Surf Eco Festival, o maior pelotão é dos Estados Unidos com cinco participantes, Kanoa Igarashi, Taylor Clark, Scott Weinhardt, Alex Kamkoff e Ethan Carlston. Depois vem a Argentina com quatro surfistas – o cabeça-de-chave número 9, Santiago Muniz, além de Leandro Usuña, Lucas Santamaria e Marcelo Rodriguez – e a África do Sul com três – Dylan Lightfoot, David Van Zyl e Michael February.
A Venezuela comparece com dois inscritos, Francisco Bellorin e Rafael Pereira, enquanto os outros cinco países terão apenas um surfista se apresentando nas ondas da Praia da Tiririca, em Itacaré. Será uma boa oportunidade para ver de perto a grande promessa da Indonésia para o Circuito Mundial da ASP, Oney Anwar, cabeça de chave número 11 na Bahia, além do australiano Ryan Bignold, o japonês Hiroto Arai e Noe Mar McGonagle, da Costa Rica, com Marco Giorgi, que mora em Garopaba (SC), defendendo o Uruguai, seu país de nascimento.
“Já estamos ansiosos trabalhando para fazer um grande evento”, promete Railton Lemos, da Dendê Produções, que realiza a etapa baiana do Circuito Mundial desde 2008. “A expectativa é grande em voltar a fazer um evento internacional de surfe em Itacaré, com total apoio do prefeito Jarbas Barros e também do Tony da Mahalo, que é um dos nossos patrocinadores esse ano, além da Petrobras que está junto com a gente mais uma vez nas ações ambientais e da Skol na parte de entretenimento. Esperamos lotar a cidade para assistir o show de surf nas ondas da Tiririca e programamos várias atividades na praia para o público, além do show imperdível para fechar o campeonato, que terá a banda O Rappa como grande atração”.
Para marcar a estreia do Mahalo Surf Eco Festival em Itacaré, a Dendê Produções preparou uma agenda especialmente desenvolvida para o público que comparecer na praia da Tiririca. Várias atividades fazem parte do Programa Socio ambiental apoiado pela Petrobras, como o ECO Mural, coleta seletiva do lixo, exposição de animais taxidermizados e também serão ministradas palestras e haverá exibição de filmes para incentivar a preservação da biodiversidade.
Cerca de 3.000 crianças de escolas municipais de Itacaré e dos distritos de Taboquinhas, Água Fria e da zona rural, vão conhecer de perto um grande campeonato internacional de surf durante os cinco dias do Mahalo Surf Eco Festival. Eles também vão participar das atividades sócio ambientais e assistir às apresentações de grandes estrelas do surfe brasileiro e de vários competidores de outros países nas ondas da praia da Tiririca. A parte musical também mereceu uma atenção especial dos organizadores e os shows vão acontecer no dia 19 de outubro com as bandas O Rappa, Diamba, Massa Sonora e Tuca Fernandes.