
A Confederação Brasileira de Surf (CBS) acaba de oficializar o critério para formar as seleções brasileiras em quatro eventos internacionais neste ano.
O primeiro é o ISA World Junior Surfing Championship, válido pelo Mundial Sub 18 da International Surfing Association (ISA). A disputa acontece entre os dias 20 e 29 de maio em Punta Hermosa, Peru.
Representam o Brasil atletas nas categorias Júnior (Sub 18), Mirim (Sub 16) e Feminino Júnior (Sub 18). Em cada uma delas, serão dois convidados pela CBS mais dois definidos pelo ranking do Circuito Brasileiro Amador.
Como só haverá uma etapa do Brasileiro Amador antes do campeonato (em março no Ceará), a entidade usará o ranking da última temporada para ajudar a definir os classificados.
Por exemplo: o campeão de 2010 larga com 1.000 pontos na disputa por uma das vagas, o segundo com 900 pontos, o terceiro com 810 pontos e assim vai decrescendo sucessivamente.
Também foram definidos os critérios para formar as seleções brasileiras em outros três eventos internacionais neste ano: ISA World Surfing Games, ISA World Masters Championship e o Campeonato Pan-Americano de Surf.
O ISA World Surfing Games acontece de 24 de junho a 3 de julho em Playa Venao, Panamá. Serão quatro atletas na categoria Open, dois na Feminino Open e dois no Longboard.
O longboard terá dois atletas convidados pela CBS. Já na categoria Open, será convocado o primeiro e o segundo do ranking nacional amador (considerando as duas primeiras de 2011 na Bahia e no Ceará), além de mais dois convidados pela Confederação Brasileira de Surf.
No Feminino a situação é parecida, mas como o número de vagas é menor será escolhida a líder do ranking nas duas primeiras etapas (também Bahia e Ceará) mais uma convidada pela CBS.
Já o Mundial Master da ISA, que acontece no mês de outubro em El Salvador, terá seletivas promovidas pela CBS para definir os classificados.
Não haverá convidados e nem descarte de etapas (ainda não está definido o calendário). A equipe brasileira será formada da seguinte maneira: dois atletas nas categorias Master, Grand Master e Kahuna e um atleta nas categorias Grand Kahuna e Feminino Master.
O último evento internacional que terá atletas classificados pelo ranking da CBS neste ano é o Pan-Americano de Surf, organizado pela PASA (Pan American Surf Association) marcado para o mês de novembro em Guadeloupe, no Caribe.
O ranking final do Circuito Brasileiro Amador 2011 define os convocados para o evento nas categorias Open (quatro primeiros), Júnior (quatro primeiros) e Feminino (campeãs brasileiras Júnior e Open).
As categorias Longboard, Bodyboard Masculino e Bodyboard Feminino contam com dois atletas cada. Eles serão convidados pela CBS para representar o Brasil no evento.
Para obter mais informações, acesse o site da CBS.