Huanchaco Longboard Pro

Atalanta é 10; Sphaier brilha

Rodrigo Spahier, Huanchaco Longboard Pro 2014, Playa El Elio, Trujillo, Peru

622x415
Rodrigo Sphaier é um dos favoritos ao título do Huanchaco Longboard Pro. Foto: Renato Moreno / Olas Norte
622x415
Piccolo Clemente quer o bicampeonato no Peru. Foto: Renato Moreno / Olas Norte
622x415
Phil Rajzman passa invicto para as quartas primeira fase da competição. Foto: Renato Moreno / Olas Norte
 

As ondas melhoraram na quinta-feira e os brasileiros brilharam nas esquerdas perfeitas da Playa El Elio no segundo dia do Huanchaco Longboard Pro / Copa Repalsa em Trujillo, no litoral norte do Peru. O defensor do título e único bicampeão da etapa peruana do ASP Longboard Qualifying Series organizada pela ASP South America, Rodrigo Sphaier, fez os recordes da categoria masculina.

Os campeões mundiais Piccolo Clemente e Phil Rajzman e ainda Jeferson da Silva, que já tem um título em Huanchaco, também passaram invictos para as quartas de final que vão abrir a sexta-feira (14) decisiva no Peru. Além de Piccolo, só mais um peruano se classificou com seis brasileiros para o último dia. Entre as meninas só deu Brasil e Atalanta Batista foi o grande destaque ao ganhar a única nota 10 nas ondas da Playa El Elio esse ano em Huanchaco.

A categoria feminina está estreando nesta quinta edição do evento realizado desde 2010 no Peru e que nos últimos anos vem decidindo o título sul-americano de Longboard Profissional da ASP South America. Duas peruanas e uma argentina também participaram da etapa histórica para as meninas, mas foram eliminadas pelas brasileiras que seguiram para as semifinais. A experiente Karina Abras vai enfrentar Thiara Mandelli na primeira bateria e a outra será um clássico do longboard feminino brasileiro, entre Atalanta Batista e Mainá Thompson.

A pernambucana Atalanta Batista surfou de forma fantástica a primeira onda que pegou contra a peruana Karen Mendiguetti. Combinou com perfeição as manobras clássicas dos pranchões com as modernas numa longa esquerda na Playa El Elio para arrancar a primeira nota 10 do Huanchaco Longboard Pro 2014. Ela ainda surfou muito bem outra onda para receber nota 9,5 e totalizar incríveis 19,50 pontos de 20 possíveis, superando até as marcas masculinas dos melhores longboarders do mundo.

O recordista absoluto entre os homens foi o bicampeão do Huanchaco Longboard Pro, Rodrigo Sphaier, que na sua primeira defesa do título atingiu imbatíveis 18,60 pontos com notas 9,50 e 9,10 nas duas ondas computadas nos resultados das baterias. O também brasileiro Eglin Santos, que participa da etapa peruana pela primeira vez, passou junto com o atual campeão sul-americano e vice-campeão mundial, com ambos despachando dois peruanos do clã dos Ucañan de Huanchaco, Joel e Ronie.

“Acho que a sorte estava do meu lado hoje (quinta-feira)”, disse Rodrigo Sphaier. “As condições do mar não estão fáceis e qualquer um poderia pegar uma onda boa, ou não. Eu venho treinando bastante e trouxe minhas melhores pranchas para cá. Já deu pra ver hoje que o nível técnico dos competidores está muito alto e o Piccolo (Clemente) é sempre um forte concorrente ao título aqui. Eu adoraria fazer outra final com ele, como foi aqui em 2010 que eu venci e lá no Mundial da ASP na China no ano passado, que ele me derrotou no finalzinho da bateria”.

Depois, Rodrigo Sphaier fez o maior placar também na terceira fase da competição – 16,10 pontos – na vitória sobre os brasileiros Amaro Matos que passou em segundo lugar para as quartas de final e Wenderson Biludo, eliminado junto com o peruano Juan Jose Corzo. Seu primeiro adversário na sexta-feira é o brasileiro Jefson Silva e um novo confronto com o peruano Piccolo Clemente só poderá acontecer na grande final do Huanchaco Longboard Pro 2014.

O atual campeão mundial da ASP participou do confronto que abriu a quinta-feira, já batendo todos os recordes do primeiro dia com os 15,10 pontos que totalizou, somando uma nota 9,00 da sua melhor apresentação na bateria. Na terceira fase, também fez o segundo maior placar, 15,75 pontos com notas 8,75 e 7,00, marcas só superadas mesmo por Rodrigo Sphaier. No Mundial da ASP da China no ano passado também foi assim, com os dois batendo recordes a cada dia da competição até se enfrentarem na decisão do título.

“As condições do mar estão difíceis, com as ondas demorando um pouco para entrar e o pico mudando bastante a cada momento”, analisou o surfista local de Huanchaco, Piccolo Clemente, finalista nas três primeiras edições da etapa peruana. “Tem que ter muita sorte para achar uma onda boa e não podemos desperdiçar nenhuma chance, porque pode demorar pra vir outra. Espero que as condições melhorem amanhã, porque o nível da competição está impressionante e não vai ser fácil chegar à final”.

Os dois peruanos que passaram para o último dia acabaram formando a primeira disputa por vagas nas semifinais, com Piccolo Clemente e Fernando Rodriguez abrindo a sexta-feira na Playa El Elio. Para chegar nas quartas de final, Fernando despachou dois brasileiros na bateria vencida por Jeferson da Silva, Rodrigo de Sousa e Paulo Giachetti. Jeferson foi campeão do Huanchaco Longboard Pro na final contra Piccolo Clemente em 2012 e é um dos quatro competidores que venceram suas duas baterias na quinta-feira.

O outro invicto é o campeão mundial Phil Rajzman, que foi vice na decisão do ano passado no Peru contra Rodrigo Sphaier. O adversário de Jeferson da Silva na segunda quarta de final é Carlos Bahia, depois Sphaier enfrenta Jefson Silva e Phil Rajzman disputa a última vaga para as semifinais com o também muito experiente Amaro Matos, que só havia competido no Peru na estreia do Huanchaco Longboard Pro em 2010.

A transmissão ao vivo do evento pode ser acessada pelo www.aspsouthamerica.com e acompanhe as notícias da participação dos surfistas da América do Sul nos circuitos mundiais da ASP também pelo www.facebook.com/aspsouthamerica e pelo www.twitter.com/aspsouthameric1

Exit mobile version