A seleção brasileira na elite mundial decepcionou nesta terça-feira (16/07), primeiro dia de disputas da quinta etapa do WCT de 2002. Em ondas perfeitas de 2,5 metros em Jeffrey’s Bay, os oito competidores do Brasil foram mandados para a repescagem do Billabong Pro, em Cape Town, África do Sul.
O havaiano Andy Irons, atual líder do ranking mundial, foi o grande destaque do dia e estreou marcando 19 pontos de um máximo de 20, recebendo a única nota 10 e um 9 nas geladas direitas de Supertubes. A competição tem prazo até o dia 26 para ser encerrada, mas a repescagem deve ser realizada nesta quarta-feira para aproveitar as ótimas condições das ondas em J-Bay.
“As ondas estão incríveis, perfeitas”, vibrou Irons, depois da vitória sobre Taylor Knox (EUA) e Sean Holmes (AFR) na oitava bateria da primeira fase. “Mas, acho que tive sorte em pegar boas ondas, porque tanto o Knox como o Holmes também poderiam tirar notas altas se surfassem aquelas ondas maravilhosas que peguei”, acredita o líder do WCT 2002, que venceu duas das quatro primeiras provas da temporada.
Enquanto Andy manteve o bom desempenho, três campeões mundiais foram surpreendidos no primeiro dia, com Kelly Slater (EUA), Mark Occhilupo (AUS) e C. J. Hobgood (EUA) caindo para a repescagem. Outro derrotado na terça-feira foi o australiano Jake Paterson, bicampeão do Billabong Pro na África do Sul.
Com isso, uma repescagem de gala está reservada para esta quarta em Jeffrey’s Bay. Cory Lopez (EUA), vice-líder do ranking, abre o segundo dia da competição. O primeiro brasileiro à disputar classificação para a terceira fase será o potiguar Marcelo Nunes na quinta bateria, contra Kalani Robb (HAW).
E o Brasil continua na água nas três disputas seguintes. O gaúcho Rodrigo Dornelles pega Michael Lowe (AUS) na primeira. Depois tem Peterson Rosa (PR), melhor brasileiro no mundial, numa disputa caseira com Guilherme Herdy (RJ). E Victor Ribas (RJ) enfrenta Joel Parkinson (AUS), vencedor da primeira etapa da temporada.
Depois, Fábio Gouveia (PB) e Taylor Knox (EUA) disputam a 12a bateria. Na 13a tem Paulo Moura (PE) contra Jake Paterson (AUS). E fechando a participação brasileira na repescagem, Renan Rocha (SP) pega Pat O’Connell (EUA) na última bateria. Os surfistas do Brasil necessitam de bons resultados na África do Sul, já que apenas três deles aparecem entre os 27 primeiros colocados do ranking, grupo que será mantido na elite mundial do ano que vem.
O mais bem colocado é o paranaense tricampeão brasileiro Peterson Rosa, que ocupa a 12a colocação. O catarinense Flávio Padaratz contraiu malária no Tahiti, também não competiu nas Ilhas Fiji e caiu para o 24o lugar. E Renan Rocha divide a 27a posição com o neozelandês Maz Quinn.
Depois, tem o pernambucano Paulo Moura em 32o lugar, o paraibano Fábio Gouveia em 34o e Victor Ribas na 41a posição. Já Neco Padaratz (SC), Guilherme Herdy (RJ), Rodrigo Dornelles (RS) e Marcelo Nunes (RN), dividem a 42a e penúltima colocação na classificação geral.
Dos sete que estão fora do grupo dos Top 27 do WCT, apenas Paulo Moura e Victor Ribas vão garantindo suas permanências pelo ranking do WQS. A lista de 15 nomes que a divisão de acesso classifica para a elite mundial tem mais quatro brasileiros.
Depois da vitória no Mr. Price Pro no último domingo em Durban, o paulista Beto Fernandes é a grande novidade. Além dele, estão se classificando pelo WQS o baiano Armando Daltro, o paulista Odirlei Coutinho e o potiguar Danilo Costa.
Billabong Pro ? Repescagem
01) Cory Lopez (EUA) x Sean Holmes (AfrS)
02) C. J. Hobgood (EUA) x Bede Durbidge (Aus)
03) Mark Occhilupo (Aus) x Bradley Bricknell (AfrS)
04) Shea Lopez (EUA) x Shaun Cansdell (Aus)
05) Kalani Robb (Haw) x Marcelo Nunes (Bra)
06) Michael Lowe (Aus) x Rodrigo Dornelles (Bra)
07) Peterson Rosa (Bra) x Guilherme Herdy (Bra)
08) Joel Parkinson (Aus) x Victor Ribas (Bra)
09) Taj Burrow (Aus) x Darren O’Rafferty (Aus)
10) Richard Lovett (Aus) x Michael Campbell (Aus)
11) Trent Munro (Aus) x Paul Canning (AfrS)
12) Taylor Knox (EUA) x Fábio Gouveia (Bra)
13) Jake Paterson (Aus) x Paulo Moura (Bra)
14) Kelly Slater (EUA) x Russell Winter (Ing)
15) Shane Dorian (Haw) x Maz Quinn (NZ)
16) Pat O’Connell (EUA) x Renan Rocha (Bra)
Para saber mais acesse www.billabongpro.com e www.aspworldtour.com .