Hurley Australian Open

Brasileiras caem em Manly

0

Nenhuma surfista da América do Sul conseguiu passar pelas duas fases do ASP 6-Star Hurley Australian Open realizadas na quinta-feira de pequenas ondas em Manly Beach, Sydney. A terceira fase masculina foi até adiada para sexta-feira e o dia ficou só para as meninas competirem. A brasileira Silvana Lima, a peruana Anali Gomez e a equatoriana Dominic Barona, até se classificaram em suas estreias na Austrália, mas as três não acharam ondas na segunda bateria que disputaram e a América do Sul saiu da disputa do título do primeiro ASP 6-Star de 3.500 pontos do ano. O próximo é na semana que vem em Newcastle, também na Austrália.

A primeira a se apresentar foi a cearense Silvana Lima no quinto confronto do dia. A australiana Bronte Macaulay venceu a bateria e a brasileira ganhou a briga pela segunda vaga da japonesa Nao Omura e da Top do WCT 2014, Bianca Buitendag, da África do Sul, que ficou em último. Depois, Dominic Barona passou atrás de uma das novidades da elite feminina esse ano, Alessa Quizon, do Havaí, barrando a brasileira Bruna Schmitz e a francesa Justine Dupont.

Um dos destaques desta primeira rodada de baterias femininas na quinta-feira foi a peruana Anali Gomez, que despachou a vice-campeã mundial Tyler Wright na bateria vencida pela havaiana Nage Melamed. Foi o segundo confronto envolvendo duas surfistas da América do Sul e novamente uma brasileira acabou eliminada, Jacqueline Silva. A catarinense está retornando às competições depois de uma temporada inteira se recuperando de um grave acidente sofrido na Austrália. Ela tinha passado invicta pelas duas primeiras fases, mas foi mais uma vítima da falta de ondas boas em Manly Beach na quinta-feira.

Na rodada seguinte, a primeira a competir foi a equatoriana Dominic Barona, que igualmente ficou em último na bateria que classificou a francesa Maud Le Car e a australiana Georgia Fish. Na disputa seguinte, Silvana Lima chegou mais perto da classificação, mas foi superada pela havaiana Alessa Quizon e a australiana Keely Andrew. Uma das favoritas ao título em Manly Beach, Sally Fitzgibbons, também sofreu com a falta de ondas e terminou em último.

Foi também quase sem surfar que a peruana Anali Gomez se despediu da competição no último confronto do dia. Duas integrantes do WCT 2014 ficaram com as últimas vagas para disputar classificação para as quartas de final na quinta rodada do Hurley Australian Open, a havaiana Malia Manuel e a australiana Nikki Van Dijk. A peruana e a equatoriana começam a temporada com um 19.o lugar que valeu 543 pontos, enquanto Silvana Lima ficou em 13.o com 650 pontos por ter sido a terceira colocada na sua bateria.

Campeãs mundiais – Uma das melhores baterias do dia foi a que envolveu as duas campeãs mundiais de 2013 da ASP. A do WCT, Carissa Moore, confirmou o favoritismo surfando uma das melhores ondas da quinta-feira para seguir invicta. A briga pela segunda vaga foi entre as duas surfistas que decidiram o título mundial Pro Junior na praia da Joaquina, em Florianópolis (SC), no ano passado. E o resultado foi o mesmo, com a neozelandesa Ella Williams superando a havaiana Tatiana Weston-Webb como na final do HD World Junior Championship no Brasil.